A apologética da política económica neoliberal rege-se por uma teia de conotações e associações de palavras como flexibilidade, maleabilidade, desregulamentação, reajustamentos, reformas estruturais, que tendem a fazer crer que a mensagem neoliberal é, usando as palavras de Pierre Bourdieu, “uma mensagem universalista de libertação”.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

OS DESCONTINUADORES DA ETERNIZAÇÃO DA MISÉRIA

 

Acompanhei desde o primeiro momento, no Diário de um Sociólogo, o “sismo” popular no Maputo.
O autor daquele blog já recebeu inúmeras e justas manifestações de apreço pelo seu excelente trabalho.
É igualmente digno de registo a disponibilidade e a perspicácia, na análise dos acontecimentos, por parte dos habituais visitantes do Diário de um Sociólogo.
Sou, também, um habitual visitante do Diário mas, desta feita, estive ausente.
Decidi-me por me envolver, cá de longe (à distância de um click)
Em primeiro lugar, referir que não é fácil libertarmo-nos da colonização mental e da sua inseparável companheira: refiro-me à subserviência em relação ao Poder.
Um misto de crítica e de melancolia, tem caracterizado alguns textos, e alguns comentadores,ao referirem-se “às cedências do governo”,em Moçambique, a propósito da revolta popular no Maputo É como que a reprodução da submissão às regras da ordem estabelecida..
Perdeu-se de vista o facto de o Estado, onde quer que se situe, ser uma entidade eminentemente repressiva. Uma máquina de repressão ao serviço das classes e da ideologia dominante
No dizer de Rousseau, “ o primeiro homem que cercou uma porção de terra, e disse: isto é meu, e encontrou gente suficientemente tonta para acreditar nele, foi o verdadeiro fundador do Estado.
O aparelho de Estado e o poder de Estado não são imutáveis. Têm, em termos históricos, uma existência mais ou menos efémera. Os Povos, não! São os construtores da história, da cultura, do progresso da humanidade.
Depois, cruzei-me com um outro grupo que pretende atribuir aos marginais, aos arruaceiros, às mulheres e aos jovens, as causas da revolta popular!Por ignorância, ou amnésia histórica, aqueles senhores esqueceram, a manifestação de estudantes no Soweto, em Junho de 1976, que protestavam contra a política educacional do governo racista de então.
Este movimento, esta revolta, integra, como todo o mundo sabe, a história do país como um exemplo de resistência ao regime racista. Hoje, na África do Sul, é comemorado como "o dia da juventude" e de homenagem às vítimas da revolta de Soweto.
Pessoalmente, preferiria dizer que, no Maputo, os jovens, proporcionaram uma ampla manifestação de repúdio pela degradação crescente das condições de existência da grande maioria da população.
Estes jovens ter-se-iam revelado como os descontinuadores da indiferença ante a
eternização das condições miseráveis de existência da grande maioria da população trabalhadora em contraste com o enriquecimento crescente de um punhado de cidadãos
Em síntese:
Persistir em acrobacias politicas, sacralizar o mercado e eleger a globalização à categoria de divindade salvadora é, como diz o ditado popular, chover no molhado.

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